Região: Rio Grande do Sul Data de Registro: 1833 Batuque é uma Religião Afro-brasileira de culto aos Orixás encontrada principalmente no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, de onde se estendeu para os países vizinhos tais como Uruguai e Argentina. Batuque é fruto de religiões dos povos da Costa da Guiné e da Nigéria, com as nações Jêje, Ijexá, Oyó, Cabinda e Nagô. HISTORIA A estruturação do Batuque no estado do Rio Grande do Sul deu-se no início do século XIX, entre os anos de 1833 e 1859 (Correa, 1988 a:69). Tudo indica que os primeiros terreiros foram fundados na região de Rio Grande e Pelotas. Tem-se notícias, em jornais desta região, matérias sobre cultos de origem africana datadas de abril de 1878, (Jornal do Comércio, Pelotas). Já em Porto Alegre, as noticias relativas ao Batuque, datam da segunda metade do século XIX, quando ocorreu a migração de escravos e ex-escravos da região de Pelotas e Rio Grande para Capital. Os rituai
Togum, veio do orum para fazer a ligação com o aiye através do mistério do ferro. Desta forma, pode criar cidades na selva, a evolução com o desenvolvimento da tecnologia do metal Há um estudo científico que diz que a oxidação do ferro no fundo do oceano, gerou bactérias de onde surgiram os primeiros seres no começo da evolução. Não se pode afirmar que tenha sido o ferro o gerador desse fenômeno, mas algum tipo de mineral simbolizado pelos pontos de ferro. Togum/Gum/Gu, é um ToVodum masculino guerreiro que usa um pó vermelho extraído de uma árvore que simboliza a procriação primordial para a sobrevivência e essa é uma das razões dele não gostar que, em seus assentamentos, hajam ahuinhas. É dono de todos os metais, principalmente o ferro e o aço além de todos os objetos cortantes: akiriké, farim, magoge, etc. Por ser um guerreiro muito afoito, Togum não tem fronteiras, entra em qualquer lugar em busca do inimigo e da vitória. Nessas investidas, Togum conta sempre com Legbá, seu com
A ninguém é dado um nome sem que haja razão para isso, e todos eles, invariavelmente, exprimem alguma história relacionada com acontecimentos, atributos, caráter e personalidade. Os nomes dados ao Ser Supremo estão relacionados a seguir: Ọlọrun O mais comum, é composto do prefixo Ol (Oní indicando posse ou comando, dono) e Ọrun, céu, citamos algumas orações exclamatórias que revelam esse pensamento: Bí Ọlọrun bà fé – Se Deus quiser. A dúpę l’ọwọ Ọlọrun – Nós agradecemos a Deus. Olódùmarè - O nome e composto de duas palavras e um prefixo, desta forma: OL – ODÚ – MARÈ. Ol é outra forma de Oní, prefixo indicativo de posse ou comando. Odú – possui diversos significados. Pode ser Odú, poder, pode ser, ainda, a denominação dos signos de Ifá e identificado com o destino de cada ser humano. Marè – algo imutável. Uma outra interpretação da palavra Olodùmarè baseia-se na contração da frase Olódù omo èré ( Olódù, a descendência da Jiboia), baseada num mito que
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